Limpeza Completa
- Ricardo Goedert
- 24 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Tenho uma bateria Sonor 507, vinho, com pratos da Orion e um Octagon. Comprei seminova e gostaria de limpá-la por completo. Que produtos usar em cada parte ferragens, casco e pratos para uma limpeza completa?
- Cleristo n Humberto Pinqui

Olá, amigo leitor, obrigado por sua pergunta. Existem muitas lendas e jeitos pessoais, cada um tem uma receita mirabolante em relação a fazer uma boa faxina na batera. Nesse caso, poderei apenas dizer o que eu faria no seu caso.
Creio que irá funcionar bem para você também. Se a batera estivesse muito suja, eu pegaria os tambores, tiraria todas as peles, desparafusaria as canoas e aí sim começaria a limpá-la adequadamente, tudo com paciência e atenção. Nas canoas, aros e demais ferragens, se tudo for cromado (não pode ser hardware preto, dourado etc.), passo esponja de aço seca (Bombril, Assolan) para tirar a “craca” e algum ponto pequeno de oxidação. A esponja de aço em ferragens cromadas resolve muito bem.
Em alguns casos, o cromo de alguma parte pode estar muito fraco e até a esponja pode arrancálo, então comece a fazer aos poucos só em uma canoa, um aro e, se rolar, vai fazendo nos outros.
Depois de passar esponja de aço nas ferragens, use uma flanela seca e macia só para dar uma última polida geral nelas. Caso o padrão do hardware seja dourado, niquelado ou um cromo muito fraco, use apenas uma boa flanela seca pra limpá-lo. Nos cascos desmontados, em uma batera revestida como a sua Sonor, passe uma flanela com um pouco de lustra móveis.
Logo após essa “encerada”, pegue outra flanela limpinha e dê o tapa final. Limpar pratos é ainda mais complexo se você realmente fizer questão de tirar todas as marcas de uso, primeiro porque isso é praticamente impossível e segundo porque pode ser algo desnecessário. Pegue uma flanela (santa flanela!) com um pouco de removedor (o que você usa na limpeza) e passe no prato, com força e jeito similar a secar uma louça. Após isso, passe outra flanela seca e limpa, sem produto algum.
Dessa forma, os pratos estarão limpos mais superficialmente, mas de forma adequada e segura. Uma limpeza profunda pode requerer polidores especiais para prato. As grandes marcas sempre têm um para oferecer e todos eles podem ser usados em pratos de qualquer marca. As dicas que você leu aqui utilizam apenas produtos caseiros, coisas que você encontra em casa ou no supermercado. Se quiser uma limpeza ainda mais profunda e
profissional, sugiro contatar algum luthier (artesão) especializado para fazê-lo.”
Comentários